Praia da Brisa, em Guaratiba
Este, definitivamente foi um dia especial. Ainda temos como sede Barra de Guaratiba e retornamos à Clínica da Família da praia da Brisa, onde fomos divididos em grupos para cumprirmos tarefas específicas. Um dos grupos acompanhou a equipe de Odontólogos; o segundo grupo acompanhou uma visita domiciliar, junto ao Médico da Estratégia da Saúde Família; o terceiro grupo acompanhou a Equipe de Saúde da Mulher e finalmente, o grupo ao qual eu estava inserida, acompanhou uma ação na comunidade para prevenção da dengue. Primeiro, tivemos a chance de conversarmos por um bom período da manhã com a Enfermeira do grupo e os agentes comunitários responsáveis pela ação. Neste momento, nos ensinaram a fazer repelente com citronela e as armadilhas para o mosquito da dengue, tudo com material fácil de ser conseguido e, principalmente, com baixo custo.
Conversa com a Equipe, na Clínica da Família Hans Dohmann
Também foi possível conversarmos sobre a organização do serviço na cidade do Rio de Janeiro. Vários questionamentos surgiram, entre ele, o papel das Organizações Sociais na gestão e prestação de serviços. Por enquanto esta ainda é uma questão nebulosa, com a impressão de que não é só para nós acadêmicos, como também para os trabalhadores da saúde.
RIO 40°...
Após o almoço no bairro, começamos a nossa caminhada, junto com a Enfermeira e os agentes comunitários pelo bairro, convidando a população para uma atividade de prevenção da dengue num bar no centro da comunidade.
Oficina de criação de armadilhas para o mosquito da Dengue
Uma legítima agente de saúde!
Caminhar pelo bairro, perceber a precariedade de alguns domicílios, a falta de saneamento básico e a carência de boa parte da população foi um verdadeiro choque de realidade. Como dizer para uma família manter a limpeza do pátio, caixa d'água tampada para evitar a dengue, quando sua moradia fica a 5m de um mangue? Como responsabilizá-los se algumas ações não dependem deles? Além do sol na cabeça, turbilhonamento de pensamentos nos consomem...
Mangue onde são despejados os dejetos das residências |
Em contrapartida, a recepção da equipe ao nosso grupo, aliás, a nossa verdadeira inclusão nesta equipe foi uma experiência única. O comprometimento da equipe, a vontade de fazer a diferença foi uma injeção de ânimo e de esperança. Entretanto, cada vez mais são perceptíveis as dificuldades.
Ao conversar com os moradores locais, foi possível perceber que, infelizmente, o sistema local não funciona de forma integrada e, muitas vezes, ainda é inacessível aos usuários. Muitas ações de saúde na Clínica ainda são vinculadas à inserção dos usuários aos programas oferecidos, mas o horário de fechamento é às 20hs, não abrindo aos finais de semana. Será que a universalidade é garantida? Percebo que há uma mobilização local para mudar o sistema, mas ele tem que extrapolar a mudança na estrutura física. A mobilização das equipes para a mudança é nítida, mas, talvez, ainda insuficientenão. Talvez programas de educação permanente possam auxiliar neste processo, pois muitos profissionais tem uma formação anterior, não voltada para a atuação no Sistema Único de Saúde. De qualquer forma, terminamos o dia otimistas.... Nova reunião à noite para os grupos passarem suas impressões. Alguns grupos felizes, outros nem tanto, mas todos concordam que vivemos experiências extremamente valiosas. Amanhã é feriado... menos para nós! Ao trabalho!!!!!
E para relaxar...
Como ninguém é de ferro (e precisamos zelar pela nossa saúde também), alguns momentos de descontração...Porém, todas as vivências são tão intensas que se tornam o assunto em pauta em qualquer momento do dia. Mais do que "Ver o Sus", estamos "Vivendo o Sus" 24hs por dia! Depois do banho de piscina revigorante, relatos dos grupos das experiências do dia. Após, recebemos um carinho da nossa RP Patrícia, que organizou um churrasco para nós; ela caprichou demais no visual, mas o destaque foi a lua que ela nos conseguiu...Valeu!!!!
* Preocupação do dia:
E a saúde dos agentes comunitários? Ficamos preocupados com a condição de trabalho deles, caminhando no sol, sem protetor solar....