Nossa chegada à Clínica |
No primeiro dia de atividades tivemos a grata surpresa de conhecer a Clínica da Famiília Hans Dohmann. Ficou evidente a preocupação com o bem-estar dos usuários e dos trabalhadores da saúde, expressos pelo cuidado em criar um ambiente bonito e agradável, arejado, ou seja, acolhedor, como também no sentido de propiciar espaços economicamente viáveis e com responsabilidade ambiental.
Iluminação natural |
Calhas para o reaproveitamento da água |
Perceber que esta Unidade foi pensada muito mais do que no sentido físico do ambiente, mas na essência da proposta do tipo de serviço que se quer oferecer é outro aspecto que não pode deixar de se considerado. Entretanto, não passou desapercebido ao grupo que o local não possui bom isolamento térmico e as paredes aquecem muito durante o dia, podendo acarretar em custo elevado para manter a refrigeração das salas. Além disso, ao olhar leigo, há a percepção de fragilidade na estrutura. De qualquer forma, o que predomina é o sentimento de satisfação com o que vimos, reforçado pela empolgação e orgulho dos profissionais que ali trabalham, bem como das autoridades locais que ali estavam para nos apresentarem o serviço.
Salas para os agentes comunitários |
Conversa com os Gestores
O Superintendente de atenção primária da cidade do Rio de Janeiro, Dr. José Carlos Prado Junior, foi um dos responsáveis por nos apresentar a proposta de serviços de saúde adotadas na cidade e as perspectivas para os próximos anos. O destaque nos serviços disponibilizados à população, sem dúvida nenhuma, foi a Academia Carioca.
Alunos e professores ouvindo as apresentações referentes à Clínica |
Apesar da relação clara entre saúde e atividade física estar mais do que comprovada cientificamente, a oferta deste tipo de serviço dentro de uma unidade de saúde é, no mínimo, inovadora, entretanto, infelizmente está restrita somente a população que sofre algum tipo de enfermidade, como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, quando poderia ser ampliada a usuários que não tenham enfermidades já instaladas. Aliás, ampliação da oferta deste serviço também é interessante, visto que está restrita a uma parcela extremamanete limitada da população. Alguns levantamentos da Secretaria de Saúde, mesmo que muito superficiais, já denotam alguns aspectos muito favoráveis à implantação deste serviço. Tivemos a oportunidade de circular livremente nas dependências da clínica e observar a rotina do local.
Palestra dos Odontólogos
Parte do grupo de acadêmicos assistiu a uma palestra dos Odontólogos para a comunidade, apresentando uma forma clássica de trabalho de educação em saúde onde os usuários assistem a esta palestra e depois fazem algumas perguntas aos profissionais. Talvez dinâmicas mais interativas pudessem ser mais interessantes na consolidação das informações apresentadas. Depois de toda esta visita, fomos realizar uma oficina para a criação de blog. Espero ter aprendido.... Para terminar o dia, discussão entre os professores e acadêmicos sobre suas impressões. Dia e-l-e-t-r-i-z-a-n-t-e.
Primeiras dúvidas....
Por que Organizações Sociais (OS) estão assumindo a administração dos serviços?
Ana Margarites não concordo com sua colocação sobre a dinâmica da palestra, pq são divididas em duas etapas como foi explicada na primeira, teórica e pratica, acredito q não tenha perguntado para suas colegas que participaram comigo da escovação supervisionada com os pacientes q participaram da primeira palestra e colocar em pratica o que foi aprendido, que é a segunda, etapa da palestra, e com certeza estou tendo um resultado bastante positivo, depois que foi integrada a palestra na unidade.
ResponderExcluirespero que analise novamente os fatos e leve isso como um critica construtiva.
grato Dr. Leonardo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDr. Leonardo, obrigada pelos esclarecimentos. Também considere as críticas feitas como construtivas, pois nosso objetivo foi o de analisar as situações e procurar colaborar de alguma forma, seja salientando o que vimos de bom, seja identificando situações que podem ser melhoradas, sob nossa ótica. Independente de quantas etapas constituem as dinâmicas, a primeira etapa utilizou como recurso um modelo tradicional de repasse de informações. Apesar de todo o seu empenho visível e comprometimento com as questões de saúde da sua comunidade, aa crítica são ao modelo de educação adotado, aliás, a forma mais frequente aprendida nas universidades e reproduzidas pela maior parte dos trabalhadores da área da saúde, trabalhadores esses nos quais me incluo. Fico à disposição e agradeço por levantar esta questão tão importante. Um abraço!
ResponderExcluirAna Margarites,
ResponderExcluirConcordo e agradeço por compreender, mas tem coisa que são ditas, que pessoas leigas podem confundir as informações que formam passadas. E estou aberto para qualquer sugestão. afinal, estamos com o mesmo objetivo.
Abraço Dr. Leonardo