Nosso primeiro dia de atividades em Lages foi intenso. Pela manhã, fomos recebidos na Uniplac pelo Reitor, Prof. Elson e também por representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Primeiro assistimos a uma apresentação sobre a Uniplac, enfocando o papel desta para a comunidade lageana e também apresentando os cursos da área da saúde. Na sequência, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou um pouco da estrutura de serviços ofertados por ela, destacando os locais em que há a presença de estagiários, seja da Uniplac ou de outras instituições, tanto de ensino universitário quanto de nível médio que apresentam convênio com a prefeitura.
Ainda pela manhã realizamos uma visita guiada pelas instalações dos cursos da área da saúde oferecidos pela Uniplac. Laboratórios bem equipados, áreas amplas e iluminadas ( geladas também...) compõem a estrutura oferecida. Mais do que a estrutura física, chamou atenção o orgulho dos professores e funcionários que nos apresentaram a instituição. Além disso, há uma nítida mobilização institucional para mudança e consolidação de novas metodologias pedagógicas. Até agora, tudo muito interessante.
Unidade Básica de Saúde Tributo
A tarde conhecemos a Unidade Básica Tributo, a bem da verdade o Centro Regional de Assistência Social (CRAS), que cede espaço físico para a realização da "Terapia Comunitária", uma atividade muito interessante, disponibilizada pela UBS Trributo, onde é possibilitada a comunidade exprimir situações que lhes causam desconforto/sofrimento e que muitas vezes são compartilhadas por outras pessoas. De uma forma simplificada, pode se dizer que é um espaço destinado a escuta. Mesmo que o objetivo do encontro não seja dar soluções para os problemas, acabam surgindo sugestões interessantes entre os usuários.
Roda de conversa na Uniplac
Retornamos à Uniplac e assistimos a apresentações de vários professores dos cursos da área da saúde, com o enfoque no modelo pedagógico adotado e a sua inserção nos serviços de saúde. Em todas as apresentações foi destacado o compromisso com o SUS e a intenção de facilitar a inserção dos alunos precocemente nos serviços, preferencialmente nos que se destinam a atenção básica. Como nem tudo é perfeito, ainda é possível perceber que o curso de Medicina tem melhores condições de trabalho, tanto no melhor modelo pedagógico, quanto na infra-estrutura oferecida, bem como no número de professores disponibilizados. Não sei exatamente qual é a estratégia institucional, se prevê a extensão para os demais cursos, mas fica aqui a percepção/ apreensão de que mais uma vez a distância que se cria entre os profissionais médicos dos demais profissionais se perpetue. Não tem como não comentar sobre a frase mais espontânea que ouvimos no Ver-Sus Lages, quando questionamos se outros estudantes da área da saúde assistiam aulas com os estudantes da Medicina e a resposta foi essa: "não tem como misturar Enfermagem com a Medicina"... Claro que este comentário pode ser interpretado de inúmeras formas, pelo custo diferente dos cursos, mas, infelizmente, sabemos que há uma certa hierarquização na área da saúde, que serve a inúmeros interesses e que, mesmo numa instituição que está buscando uma diferenciação na formação dos seus profissionais médicos, preocupa ouvir esta fala. Prática ≠ do discurso?
Pizzaria...
Depois de tanto trabalho, um momento para a alimentação e descontração...
Mas o dia ainda não terminou...
Para finalizar, uma roda de conversa fazendo a avaliação do dia. Creio que há um consenso: dia muito produtivo.
Uniplac |
Unidade Básica de Saúde Tributo
A tarde conhecemos a Unidade Básica Tributo, a bem da verdade o Centro Regional de Assistência Social (CRAS), que cede espaço físico para a realização da "Terapia Comunitária", uma atividade muito interessante, disponibilizada pela UBS Trributo, onde é possibilitada a comunidade exprimir situações que lhes causam desconforto/sofrimento e que muitas vezes são compartilhadas por outras pessoas. De uma forma simplificada, pode se dizer que é um espaço destinado a escuta. Mesmo que o objetivo do encontro não seja dar soluções para os problemas, acabam surgindo sugestões interessantes entre os usuários.
Rumo ao CRAS |
Dinâmica de início da Terapia Comunitária |
Adicionar legenda |
Terapia Comunitária |
Roda de conversa na Uniplac
Retornamos à Uniplac e assistimos a apresentações de vários professores dos cursos da área da saúde, com o enfoque no modelo pedagógico adotado e a sua inserção nos serviços de saúde. Em todas as apresentações foi destacado o compromisso com o SUS e a intenção de facilitar a inserção dos alunos precocemente nos serviços, preferencialmente nos que se destinam a atenção básica. Como nem tudo é perfeito, ainda é possível perceber que o curso de Medicina tem melhores condições de trabalho, tanto no melhor modelo pedagógico, quanto na infra-estrutura oferecida, bem como no número de professores disponibilizados. Não sei exatamente qual é a estratégia institucional, se prevê a extensão para os demais cursos, mas fica aqui a percepção/ apreensão de que mais uma vez a distância que se cria entre os profissionais médicos dos demais profissionais se perpetue. Não tem como não comentar sobre a frase mais espontânea que ouvimos no Ver-Sus Lages, quando questionamos se outros estudantes da área da saúde assistiam aulas com os estudantes da Medicina e a resposta foi essa: "não tem como misturar Enfermagem com a Medicina"... Claro que este comentário pode ser interpretado de inúmeras formas, pelo custo diferente dos cursos, mas, infelizmente, sabemos que há uma certa hierarquização na área da saúde, que serve a inúmeros interesses e que, mesmo numa instituição que está buscando uma diferenciação na formação dos seus profissionais médicos, preocupa ouvir esta fala. Prática ≠ do discurso?
Pizzaria...
Depois de tanto trabalho, um momento para a alimentação e descontração...
Mas o dia ainda não terminou...
Para finalizar, uma roda de conversa fazendo a avaliação do dia. Creio que há um consenso: dia muito produtivo.
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